Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Inspeção constata eficiência na gestão e humanização do atendimento à família militar no Hospital Geral de Curitiba
Início do conteúdo da página

Inspeção constata eficiência na gestão e humanização do atendimento à família militar no Hospital Geral de Curitiba

  • Acessos: 3545

Um programa de atenção domiciliar a pacientes acamados tem prevenido internações e canalizado mais recursos para a saúde preventiva

 

Os serviços prestados pelo Hospital Geral de Curitiba foram acompanhados pelo comando da 5ª Região Militar, que realizou inspeção na organização nesta quinta-feira (20/9). A comitiva, chefiada pelo General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, foi recepcionada com uma formatura e conferiu as rotinas, procedimentos administrativos e gestão da organização militar.

Durante a inspeção, planejada com características de serviço de certificação, foram conduzidos exercícios práticos, como atendimento a paciente com parada cardíaca, hipoglicemia, convulsão, dor torácica e edema agudo de pulmão. A meta é capacitar, de forma permanente, as equipes de saúde que atendem a família militar.

Gestão eficiente e atendimento humanizado

O General Aléssio destacou a eficiência da gestão do HGeC e o trabalho desenvolvido por meio do programa Atendimento Médico Odontológico Domiciliar (AMODOM). É um serviço assistencial voltado a pacientes que se encontram restritos ao domicílio, portadores de doenças crônicas e outras situações que necessitem de atenção continuada multidisciplinar.

O AMODOM conta com uma equipe composta por médico da família, enfermeiro e dentista, com apoio de serviços de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e nutrição, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Atualmente, há 143 pacientes cadastrados, que recebem acompanhamento, em casa, da equipe do HGeC. A maior parte encontra-se acamada, com média de idade na faixa de 79 anos.

Com este serviço, o hospital previne internações, por meio de avaliações, exames e terapias domiciliares. A partir de fevereiro de 2019, a direção do HGeC, planeja reforçar a equipe do AMODOM com mais um médico e um enfermeiro, além de especialistas voltados para esse tipo atendimento. “O bom gerenciamento de casos básicos e intermediários reduz a possibilidade de internações sucessivas. Com isso, minimiza a necessidade de home care, otimizando o emprego dos recursos, que podem ser direcionados para a saúde preventiva”, afirmou o Coronel Médico Albino José da Cruz Rendeiro, diretor do HGeC.

Bem-estar da família militar

A prioridade das inspeções realizadas pelo comando da 5ª Região Militar é gerar bem-estar e segurança aos militares da ativa e da reserva, bem como seus dependentes. Para cumprir esta missão, viabiliza apoio logístico, administrativo e territorial às Unidades operacionais do Exército no Paraná e em Santa Catarina.

 

DSC_7018
DSC_7077
DSC_7124
DSC_7137
DSC_7195
DSC_7217
DSC_7239
1/7 
start stop bwd fwd
 

Fim do conteúdo da página