Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Mais 90 imigrantes venezuelanos recebem apoio do Exército para interiorização no Paraná
Início do conteúdo da página

Mais 90 imigrantes venezuelanos recebem apoio do Exército para interiorização no Paraná

  • Acessos: 3699

O grupo foi acolhido em uma casa abrigo, em Curitiba, onde vai permanecer nos próximos meses.

Um novo grupo de imigrantes oriundos da Venezuela desembarcou nesta terça-feira (25/9) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. São pessoas que solicitaram refúgio ou residência no Brasil e aceitaram participar da interiorização, criada para ajudar famílias em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outros Estados do país.

O Boeing 767, da Força Aérea, com os venezuelanos, pousou por volta de 17h30. Ao todo, mais 90 pessoas vêm para o Paraná. O grupo desembarcou e seguiu em três ônibus do Exército para uma casa abrigo, situada no bairro Fanny, em Curitiba. A ação foi coordenada pela 5a Região Militar. Na chegada, os imigrantes participaram de uma breve cerimônia de recepção, seguida de um lanche.

Interiorização em Curitiba

As famílias foram acolhidas numa casa de encontro dos Freis Carmelitas. “Eles vão ficar por aproximadamente por três meses. Essa é a proposta. E o maior desafio será integrá-los, sobretudo em relação ao mercado de trabalho, neste momento de crise”, afirmou Márcia Ponce, coordenadora da Cáritas no Paraná, que está a frente dos trabalhos no local de acolhimento, em Curitiba

A interiorização tem o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Operação Acolhida

A Operação Acolhida é conjunta – composta por representantes da Marinha, Exército e Força Aérea – interagências – com representantes diversos ministérios do governo federal – e de natureza humanitária – reunindo diferentes organizações não governamentais, agências civis, secretarias estaduais e municipais, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, entre outros órgãos. A Força-Tarefa Logística Humanitária tem a função de cooperar com os governos federal, estadual e municipal, realizando as medidas de assistência emergencial para acolhimento dos imigrantes que se enquadram nas normas legais. Desta forma, visa recepcionar, identificar, triar, imunizar, abrigar e interiorizar os cidadãos venezuelanos.

IMG_0669
IMG_0674
IMG_0677
IMG_0699
IMG_0705
IMG_0712
1/6 
start stop bwd fwd
 

Fim do conteúdo da página