Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Centralização de compras gera grande redução de custos na Guarnição de Curitiba
Início do conteúdo da página

Centralização de compras gera grande redução de custos na Guarnição de Curitiba

  • Acessos: 3483

A diferença em relação aos valores de produtos e serviços cotados pelo 1o Grupo de Coordenação e Acompanhamento de Licitações e Contratos chegou a 57 milhões em 36 pregões centralizados.

“Agilizamos o atendimento às necessidades do quartel e desafogamos muito o trabalho da nossa Seção de Aquisições, Licitações e Compras (SALC) com os pregões centralizados”, afirmou entusiasmado o comandante do Parque Regional de Manutenção/5, Tenente Coronel Jason Ferrari Risso, na reunião de encerramento do 1o Grupo de Coordenação e Acompanhamento de Licitações e Contratos da Guarnição de Curitiba. A Organização Militar aderiu a 21 dos 36 pregões realizados ou em andamento.

Ordenadores de Despesa, Fiscais Administrativos e Chefes de SALC da guarnição realizaram a entrega de relatórios e apresentação dos resultados no Forte do Pinheirinho. Os trabalhos do grupo garantiram uma diferença de R$ 57 milhões em relação aos valores de todos os serviços e produtos cotados.

Os comandantes de Organizações Militares destacaram, ainda, a melhoria da qualidade e especificação de produtos e serviços, diminuição do número de processos e economia de material e recursos humanos com a execução de pregões centralizados. “Isso ficou notório nos 11 pregões que realizamos”, destacou o comandante da Base de Administração e Apoio da 5a Divisão de Exército, Tenente Coronel Carlos Roberto, que coordenará o 2o GCALC da guarnição de Curitiba. A perspectiva é de que também haja redução no número de processos administrativos.

Estratégia a ser mantida e ampliada

A criação de grupos de coordenação e acompanhamento de licitações e contratos (GCALC) foi proposta pela Secretaria de Economia e Finanças por meio de uma portaria, de 2014, que normatizou o Sistema de Registro de Preços (SRP). Com objetivo de definir procedimentos de compras e contratação de serviços comuns, o sistema busca o planejamento dos órgãos setoriais e técnicos normativos para aquisição de bens e serviços peculiares sob sua responsabilidade.

A reunião foi acompanhada pelo comandante da 5a Região Militar, General Aléssio Oliveira da Silva, que ressaltou a importância de ampliação do GCALC, como forma de melhorar a estratégia de compras e contratação de serviços comuns. “Fico contente por poder estar aqui, conferindo esses dados e informações. É um desafio a ser mantido e ampliado, a fim de bem aplicar os recursos que nos são passados pelo povo brasileiro”, enfatizou.

 

DSC_7629
DSC_7637
DSC_7641
DSC_7643
DSC_7644
DSC_7645
DSC_7647
DSC_7649
DSC_7651
DSC_7653
DSC_7655
DSC_7657
DSC_7660
01/13 
start stop bwd fwd
Fim do conteúdo da página